Foi uma banda americana de Rock and Roll. Bill Haley foi um músico de Country. No inicio, eles foram creditados como, Bill Haley and Saddlemen, que fizeram algum sucesso com a versão de "Rocket 88", gravada pela Jackie Brenston & Delta Cats, a banda de Ike Turner, uma cancão de R&B considerada o primeiro Rock and Roll gravado. Depois de gravar uma versão country de "Rocket 88", ele mudou seu estilo para um novo som chamado Rockabilly, mas estavam procurando por um outro sucesso. Eles foram persuadidos pelo produtor, Dave Miller, proprietário da Essex Records, a gravar uma versão de "Rock The Joint", dois anos depois da versão de Jimmy Preston and His Prestonians. Bill Haley gravou a música em fevereiro ou março de 1952, mas fez versos próprios para atrair a audiência de seu país. Em 1953, Haley obteve seu primeiro sucesso nacional com sua canção original, "Crazy Man, Crazy" pela Essex Records. A primeira sessão da banda pela Decca Records, em 12 de abril de 1954, rendeu a canção "Rock Around the Clock", que se tornaria o maior sucesso de Haley e um dos discos mais importantes da história do Rock and Roll. As vendas do single começaram lentamente, já que era o lado B do disco. Em agosto de 1954, a banda gravou o single "Shake, Rattle and Roll", uma versão cover de Big Joe Turner, que tinha lançado em fevereiro do mesmo ano. A versão de Haley, alcançou a sétima posição na Billboard Hot 100. O seu primeiro álbum de estúdio, Rock 'n Roll Stage Show, foi lançado em agosto de 1956 pela Decca Records, e alcançou o topo na UK Albums Chart.
A gravação de "Rock The Joint" foi refeita em 1957 por Bill Haley pela Decca Records, no período em que a sua banda foi renomeada Bill Haley & His Comets. O seu segundo álbum, Rockin' the Oldies, foi lançado em 1957 pela Decca. O seu terceiro álbum, Rockin' Around the World, foi lançado em março de 1958 pela Decca. O seu quarto álbum, Bill Haley's Chicks, foi lançado em janeiro de 1959 pela Decca, e alcançou a posição 22 na Billboard 200. O seu sexto álbum, Strictly Instrumental, foi lançado em 14 de dezembro de 1959, e reúne gravações instrumentais feitas por Haley and the His Comets entre junho de 1958 e suas sessões finais de gravação na Decca em setembro de 1959. No ano seguinte, a banda começou a gravar para a Warner Bros. O seu sétimo álbum, Bill Haley and His Comets, foi lançado em abril de 1960. O seu oitavo álbum, Haley's Juke Box: Songs of the Bill Haley Generation, foi lançado em agosto de 1960, retornando as suas raízes do Country. De acordo com o biógrafo de Haley, John Swenson, a carreira de Haley estava em declínio na época em que este álbum foi lançado. Depois de alguns singles lançados em 1961, o contrato de dois anos de Haley com a Warner Bros. tinha acabado. Haley começou a gravar para uma série de gravadoras menores nos EUA. Bill Haley faleceu em sua casa no Harlingen, no Texas em 1981, vítima de um tumor cerebral. Seu corpo foi cremado. Mais de 100 músicos tocaram com Bill Haley & His Comets entre 1952 e 1981, muitos tornando-se favoritos dos fãs. Várias tentativas de reunir a banda têm sido feita desde os anos 80. Em 1987, Bill Haley foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Naquela época, as bandas de apoio também não eram nomeadas para o Hall of Fame.
O The Comets original, que tocou com Bill Haley entre 1954 e 1955, iniciaram uma turnê mundial em 2005, tocando em casas de concerto nos EUA e na Europa. Dois outros grupos também reivindicam a posse do nome, Bill Haley's Comets, que também se apresentam nos EUA, trazendo o baterista de 1965 a 1968, John "Bam-Bam" Lane e o baixista de 1959 a 1969, Al Rappa. Em 2005, Bill Haley & His Comets foram induzidos no Michigan Rock and Roll Legends Hall of Fame. No mesmo mês, os membros sobreviventes do The Comets representaram Haley quando Bill Haley & His Comets foram induzidos no Hollywood's Rockwalk. Eles colocaram suas marcas de mãos no cimento, e um espaço foi deixado em branco para Haley. O The Comets fizeram várias aparições em Nova York e em Los Angeles como parte das comemorações dos 50 anos do Rock and Roll e dos 80 anos de Bill Haley. Em 2 de junho de 2006, Big Johnny, tecladista do The Comets e membro fundador da banda, faleceu após uma breve doença. No mês seguinte, o guitarrista de 85 anos, Franny Beecher, anunciou sua aposentadoria. Em 2012, um comitê especial do Rock and Roll Hall of Fame incluiu o The Comets. Bill Haley & His Comets também foram incluídos no Rockabilly Hall of Fame. Lytle faleceu em 2013, Beecher faleceu em 2014. John Bam-Bam Lane faleceu em 18 de fevereiro de 2007. Em 2011, o filho de Haley, Bill Jr., formou a banda Bill Haley Jr. & His Comets. Em 12 de julho de 2019, o baterista Dick Richards faleceu aos 95 anos em Ocean City, Nova Jersey. O ex-baixista Albert Al Rex Piccirilli faleceu no dia 24 de maio de 2020.