Blue Öyster Cult
É uma banda americana de Rock. A banda foi formada em 1967, inicialmente com o nome Soft White Underbelly, por estudantes do Stony Brook College de Long Island. A formação original contava com Les Bronstein no vocal, Donald "Buck Dharma" Roeser na guitarra, Alan Lanier nos teclados, Andy Winters no baixo, Albert Bouchard na bateria. As composições e produção dos shows da banda desde o início eram responsabilidade de outras duas pessoas, Richard Meltzer e Sandy Pearlman, um crítico de Rock responsável por cunhar o termo Heavy Metal. A banda mudou de nome para Oaxaca quando o vocalista foi substituído por Eric Bloom. Durante estes dois primeiros anos tiveram seus álbuns recusados pelas gravadoras e lançaram apenas um single com o nome Stalk Forrest Group. Após assinarem com a Columbia Records, eles mudaram o nome da banda para Blue Oyster Cult. O nome veio de um poema de 1960 escrito pelo produtor Sandy Pearlman. Era parte de sua "Imaginos poesia". Na poesia de Pearlman, o Blue Oyster Cult era um grupo de estrangeiros que tinham reunido secretamente o guia de história da Terra. A adição do trema foi sugerida por Allen Lanier.
O seu primeiro álbum, Blue Öyster Cult, foi lançado em 16 de Janeiro de 1972. O álbum alcançou a posição 172 na Billboard 200. A banda saiu em turnê com o The Byrds e Alice Cooper. O seu segundo álbum, Tyranny and Mutation, foi lançado em 11 de fevereiro de 1973. Esse foi o primeiro álbum com a contribuição de Patti Smith, que iria passar a co-escrever varias canções para a banda. O seu terceiro álbum, Secret Treaties, foi lançado em Abril de 1974. O álbum ficou 14 semanas na parada de álbuns dos EUA, alcançando a posição 53. O seu quarto álbum, Agents of Fortune, foi lançado em maio de 1976. O álbum chegou a posição 29 na Billboard's Pop Albums, e o single "(Don't Fear) The Reaper" alcançou a posição 12 na Billboard Hot 100, se tornando o maior hit da banda. O seu décimo primeiro álbum, Club Ninja, foi lançado em janeiro de 1986. Esse foi o único álbum sem o teclista Allen Lanier, que foi substituído por Tommy Zvonchek. A banda fez uma turnê na Alemanha, e depois o baixista Joe Bouchard saiu e Jon Rogers foi contratado. Após o fim da turnê, a banda fez uma pausa temporária. O Blue Öyster Cult recebeu uma oferta para fazer uma turnê na Grécia no início do verão de 1987, e a banda se reformou.
O projeto Imaginos era um álbum solo do baterista Albert Bouchard que tinha sido demitido em 1981, então Sandy Pearlman conseguiu que ele fosse lançado em 1988 pela Columbia Records como o décimo segundo álbum do Blue Öyster Cult. O seu décimo quarto álbum, Curse of the Hidden Mirror, foi lançado em 2001. A baixa vendagem do álbum, levou a banda a ser descartada pela Sanctuary Records. O Blue Öyster Cult não registrou nenhum outro álbum de estúdio desde então. Em 2012, comemorando o seu 40º aniversário, o Blue Oyster Cult se reuniu pela primeira vez em 25 anos para um evento especial em Nova York. Allen Lanier, tecladista/guitarrista fundador, faleceu de doença pulmonar obstrutiva crônica no dia 14 de agosto de 2013. Em 10 de julho de 2019, foi anunciado que a banda assinou contrato com a Frontiers Music. O site oficial da banda começou a listar o ex-baixista Danny Miranda como membro oficial, afirmando que ele havia retornado no início de 2017. O seu décimo quarto álbum de estúdio, The Symbol Remains, foi lançado em 9 de outubro de 2020 pela Frontiers Music. O seu décimo quinto álbum, Ghost Stories, foi lançado em 12 de abril de 2024.