Dio
Foi uma banda americana de Heavy Metal. Em 1982, Ronnie James Dio e Vinny Appice saíram do Black Sabbath por desentendimento sobre a mixagem do álbum, Live Evil do Black Sabbath. Eles formaram a banda Dio em outubro do mesmo ano nos EUA, com o guitarrista Jake E. Lee e o baixista Jimmy Bain. Após a formação da banda, Lee foi substituído por Vivian Campbell. O seu primeiro álbum, Holy Diver, foi lançado em 25 de maio de 1983, e incluiu os singles de sucesso "Rainbow in the Dark" e "Holy Diver". O álbum alcançou a posição 13 na UK Albums Chart. Dio e Bain tocaram teclado no estúdio, mas o tecladista Claude Schnell foi recrutado para shows ao vivo em 1983 antes da Holy Diver Tour. Com Schnell nos teclados, o seu segundo álbum de estúdio, The Last in Line, foi lançado em 2 de julho de 1984, e a banda parte para uma turnê mundial. O seu terceiro álbum, Sacred Heart, que foi lançado em 13 de agosto de 1985. Em 1985, Jimmy Bain e Vivian Campbell aproveitaram o sucesso do single "We Are the World" para reunir diversos músicos do Rock nos estúdios da A&M Records em um projeto chamado Hear'n Aid que visava arrecadar fundos para crianças na África, e gravaram a música "Stars". Campbell ficou infeliz trabalhando com Dio, e a rixa entre eles culminou com Campbell sendo demitido da banda. Várias músicas foram gravadas ao vivo durante a Sacred Heart Tour para o seu primeiro EP, Intermission, que foi lançado em 1986 com Campbell ainda na guitarra.
O EP também continha a faixa de estúdio "Time To Burn", que serviu para apresentar aos fãs, Craig Goldy como o novo guitarrista. O seu quarto álbum, Dream Evil, foi lançado em 21 de Julho de 1987. A banda sueca Dream Evil teve seu nome inspirado por esse álbum. Depois do lançamento do álbum, Goldy, querendo seguir projetos solo, deixou a banda. Em junho de 1989, Rowan Robertson, de 18 anos, foi anunciado como o seu sucessor. Bain, Appice e Schnell deixam a banda, e foram substituídos por Teddy Cook, Simon Wright e Jens Johansson. O seu quinto álbum, Lock Up the Wolves, foi lançado em 15 de maio de 1990. Dio demite Rowan, e durante a turnê da banda, Dio teve um encontro casual com o ex-colega do Black Sabbath, Geezer Butler, o que levou à curta reunião da banda, participando da gravação do álbum, Dehumanizer, que foi lançado em 1992. Após a sua saída do Black Sabbath, Dio trouxe Appice de volta para a banda, e convidou o baixista Jeff Pilson do Dokken, o guitarrista Tracy G, e o tecladista Scott Warren. O seu sexto álbum, Strange Highways, foi lançado em 25 de outubro de 1993. O seu sétimo álbum de estúdio, Angry Machines, foi lançado primeiro no Japão em 4 de outubro de 1996 e nos EUA em 15 de outubro. Foi o último álbum de estúdio a apresentar o baterista Vinny Appice, que deixa a banda mais uma vez. O seu segundo álbum ao vivo, Inferno: Last in Live, foi lançado em 24 de fevereiro de 1998 pela Mayhem Records. Tracy G foi demitido, e em junho de 1999, Graig Goldy retorna em seu lugar.
O seu oitavo álbum, Magica, foi foi lançado em 21 de março de 2000, que marcou a volta de Simon Wright e Jimmy Bain. O álbum alcançou a posição 13 na Billboard 200. Goldy deixa a banda novamente em janeiro de 2002 e é substituído por Doug Aldrich. O seu nono álbum, Killing the Dragon, foi lançado em 21 de maio de 2002 pela Spitfire Records. O seu décimo álbum, Master of the Moon, foi lançado em 30 de agosto de 2004 na Europa, e em 7 de setembro de 2004 nos EUA. A banda fez uma turnê pela América do Sul, Japão, Europa e Rússia em 2005. Em 2007, foi anunciado que o Black Sabbath se reuniria novamente com Dio e a banda passaria a se chamar Heaven & Hell. A banda lançou o álbum, The Devil You Know, em 2009. No dia 19 de novembro de 2009, Dio foi hospitalizado. Dias depois, veio a confirmação que ele tinha sido diagnosticado com câncer no estômago. Ronnie James Dio faleceu no dia 16 de maio de 2010 no Texas Medical Center em Houston, Texas, aos 67 anos. O álbum ao vivo póstumo, Dio at Donington UK: Live 1983 & 1987, foi lançado em 9 de novembro de 2010. Os membros sobreviventes da formação final da banda Dio embarcaram em um projeto com o ex- vocalista do Judas Priest, Tim "Ripper" Owens, com o nome de DIO Disciples. Em maio de 2012, a ex-guitarrista Vivian Campbell reuniu a banda original do Dio para uma série de shows com o baterista Vinny Appice, o baixista Jimmy Bain e o tecladista Claude Schnell e o vocalista Andrew Freeman, com o nome de Last in Line.