The Eagles
Foi uma banda americana de Soft Rock. A banda começou a se formar quando a cantora Linda Ronstadt contratou os músicos Glenn Frey e Don Henley na primavera de 1971. Randy Meisner e Bernie Leadon se juntou ao grupo para participar da sua turnê de verão. Os Eagles originais tocou apenas uma vez juntos ao vivo como apoio à Linda Ronstadt, em um concerto em julho na Disneylândia, porém todos os quatro apareceram no álbum de Ronstadt de 1971. Após o período com Ronstadt, eles decidiram formar a sua própria banda, assinando um contrato com a Asylum Records. O seu primeiro álbum, Eagles, foi lançado em 26 de junho de 1972, tendo três singles no Top 40 americano. O seu segundo álbum, Desperado, foi lançado em 17 de abril de 1973, e foi o inicio da parceria de Don Henley e Glenn Frey nas composições. O produtor Bill Szymczyk trouxe Don Felder para um sessão de gravação e dois dias depois a banda convidou Felder para se tornar o quinto Eagle. O seu quarto álbum de estúdio, One of These Nights, foi lançado em 10 de junho de 1975. Esse foi o último álbum com Bernie Leadon que saiu da banda, e Joe Walsh foi contratado. O álbum foi nomeado para o Grammy Awards na categoria de Álbum do Ano. A canção "Lyin 'Eyes", também foi indicado para Gravação do Ano e fez a banda ganhar o seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocais. O seu primeiro álbum de compilação, Their Greatest Hits (1971–1975), foi lançado em 17 de fevereiro de 1976. O álbum viria a se tornar o álbum mais vendido na história dos EUA.
O seu quinto álbum, Hotel California, foi lançado em 8 de dezembro de 1976. O primeiro single do álbum "New Kid in Town" e a faixa-título alcançaram o topo na Billboard Hot 100. Foi o seu álbum de estúdio mais vendido. As 2 canções ganharam o Grammy Awards na categoria de Gravação do Ano. Depois da turnê do álbum, Randy Meisner deixou a banda, e foi substituído por Timothy B. Schmit. O Eagles também contribuiu na canção "Look What You've Done to Me" no filme Cowboy do Asfalto de 1980. Em 31 de julho de 1980, em Long Beach, Califórnia, os ânimos transbordaram no que foi descrito como a Longa Noite na Praia Errada. Glenn Frey e Felder passou o show inteiro se desentendendo. Parecia ser o fim do Eagles, embora a banda ainda devesse a Elektra Records um registro ao vivo da turnê. O álbum ao vivo, Eagles Live, foi lançado em 7 de novembro de 1980, e no encarte do álbum, um registro de despedida, Obrigado e boa noite. Após a dissolução do Eagles, cada membro embarcou em uma carreira solo. Após anos de especulação pública, a banda se reuniu formalmente no ano seguinte, com Frey, Henley, Walsh, Felder e Schmit. A sua primeira apresentação ao vivo foi em abril de 1994. A turnê seguinte gerou o seu segundo álbum ao vivo, Hell Freezes Over, lançado em 8 de novembro de 1994, que estreou no topo na Billboard 200. A turnê foi interrompida em setembro de 1994 por causa da séria recorrência de diverticulite de Frey, mas foi retomada em 1995 e continuou em 1996. Em 1998, o The Eagles foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Várias turnês de reunião subsequentes se seguiram. Em 6 de fevereiro de 2001, Don Felder foi demitido da banda.
O seu sétimo álbum, Long Road Out of Eden, foi lançado em 30 de outubro de 2007 pela Lost Highway Records, e foi o seu primeiro álbum com material totalmente novo desde 1979. O Eagles ganhou o seu quinto Grammy Awards em 2008 na categoria de Melhor Performance Country por um Duo ou Grupo com Vocal com a canção "How Long". No dia 18 de janeiro de 2016, Glenn Frey faleceu no Centro Médico da Universidade Columbia, em Nova York na idade de 67. A banda encabeçou o Classic West e Classic East em julho de 2017. O filho de Glenn Frey, Deacon, se apresentou no lugar de seu pai, junto com o músico country Vince Gill. Uma turnê na América do Norte, novamente com Gill e Deacon Frey, começou em março de 2018. O filho de Henley, Will, entrou para a banda como guitarrista nessa série de shows. A banda apresentou seu álbum, Hotel California, de 1976, na íntegra durante três shows no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, Nevada, em setembro e outubro de 2019. Em 6 de abril de 2022, a banda anunciou em sua página do Facebook que Deacon Frey estava deixando o grupo para seguir carreira solo. Em 6 de julho de 2023, a banda anunciou sua turnê de despedida, The Long Goodbye Tour, que começou em 7 de setembro de 2023, no Madison Square Garden de Nova York, com Deacon Frey se juntando novamente à banda. Mais tarde naquele mês, em 26 de julho, o baixista fundador Randy Meisner faleceu aos 77 anos.