top of page
ira!.jpg
Ira! - Núcleo Base
00:00 / 00:25
Ira!

 

É uma banda brasileira de Rock. No final dos anos 70, Edgard Scandurra e seu amigo Dino Nascimento resolveram montar uma banda que tocasse Punk, e formaram a banda Subúrbio com Régis Tadeu na bateria. Nessa época, Edgard estudava no Colégio Brasílio Machado, onde conheceu Marcos Valadão Ridolfi, de apelido Nasi, que o convidou para participar do Subúrbio. Em 1980, Edgard foi convocado para servir o exercito e compôs a canção "N. B. - Núcleo Base". Em 1981, Nasi chamou Edgard para tocar num show na PUC-SP e iniciou a banda Ira, ainda sem o ponto de exclamação. Eles completaram a formação com o baterista Fabio Scattone e o baixista Adilson. 2 anos se passaram até que o produtor Pena Schmidt descobriu a banda, nessa época contando com Charles Gavin na bateria e Dino no baixo, e os levou até a gravadora Warner, onde o Ira! gravou seu primeiro compacto, IRA, que contava com as canções, "Gritos na Multidão" e "Pobre Paulista". Em março de 1985, Dino foi substituído por Ricardo Gaspa, e Charles Gavin por André Jung. A banda acrescenta o ponto de exclamação, e o seu primeiro álbum, Mudança de Comportamento.foi lançado em 1985. O seu segundo álbum, Vivendo e Não Aprendendo, foi lançado em setembro de 1986. O seu terceiro álbum Psicoacústica, foi lançado em 1988. Nesse período, Edgard Scandurra gravou o seu primeiro álbum solo, Amigos Invisíveis, onde tocava todos os instrumentos. 

 

O quarto álbum da banda, Clandestino foi lançado em 1990. O seu quinto álbum, Meninos da Rua Paulo, foi lançado em 1991. O álbum continha uma versão de "Você Ainda Pode Sonhar", regravação em português de "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles, originalmente gravada pela banda Raulzito e os Panteras em 1968. O seu sexto álbum, Música Calma para Pessoas Nervosas, foi lançado em 1993. O álbum foi produzido pela banda, sem gravadora. O seu sétimo álbum, 7, foi lançado em 1996 pela Paradoxx, e foi o seu primeiro trabalho em formato de CD. O álbum foi gravado logo após uma turnê de quatro shows da banda no Japão e uma apresentação no Club CittáO seu oitavo álbum, Você Não Sabe Quem Eu Sou, foi lançado em maio de 1998. Foi o último álbum do Ira! em seu contrato com a ParadoxxO seu nono álbum, Isso é Amor, foi lançado em novembro de 1999 pela Abril Music. O seu primeiro álbum ao ivo, MTV ao Vivo, foi lançado em 2000, e foi gravado no Memorial da América Latina em comemoração aos 20 anos de carreira da banda. O Ira! se apresenta no Rock in Rio III, no ano de 2001. O seu décimo álbum, Entre Seus Rins, foi lançado em 2001, apenas com músicas inéditas. O seu segundo álbum ao vivo, Acústico MTV, foi lançado em 2004, com participações dos Paralamas do Sucesso, Samuel Rosa e Pitty

 

O seu décimo primeiro álbum, Invisível DJ, foi lançado em 2007. Nesse mesmo ano, após brigas com o irmão e empresário Airton Valadão, Nasi saiu da banda, dissolvendo a banda. No dia 27 de junho de 2012, Nasi e Airton Valadão Júnior, irmão do cantor e ex-empresário da banda, anunciaram à imprensa uma reconciliação após 5 anos de brigas públicas e judiciais. Os irmãos encerraram os processos que moviam um contra o outro, e a marca Ira!, que pertencia a Júnior, voltou para Nasi. Em meados de 2013, a amizade entre Nasi e Edgard Scandurra foi retomada. A reconciliação foi celebrada em um show beneficente realizado em 30 de outubro do mesmo ano, no Espaço Traffô, localizado no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. A banda anunciou o seu retorno oficial em janeiro de 2014, porém, sem a presença de André Jung e Ricardo Gaspa, membros da formação clássica. Para a nova turnê, foram recrutados, além de Johnny e Daniel nos teclados e no baixo, o baterista Evaristo Pádua, integrante da banda que acompanha Nasi em sua carreira solo. A banda se apresentou no Palco Sunset do Rock in Rio em 18 de setembro de 2015. Em 2016, a banda iniciou a turnê Ira! Folk, em um formato intimista, apenas com violões e baixo acústico. O show foi lançado em DVD em parceria com o Canal Brasil, sendo o seu quarto álbum ao vivo, Ira! Folk, que foi lançado em 8 de dezembro de 2017 pelo selo Showtime 19.

bottom of page