top of page
max.jpg
Edu F. e Max C. - Face Of The Storm
00:00 / 00:25
Max Cavalera

 

Massimiliano Antonio Cavalera nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia  4 de agosto de 1969. É um músico, cantor e compositor brasileiro. A família de Max estava em crise financeira e turbulência familiar quando em 1984, Max formou a banda Sepultura com Igor, o seu irmão mais novo. O primeiro álbum de estúdio da banda, Morbid Visions, foi lançado em 10 de novembro de 1986 pela Cogumelo Records. No início dos anos 1990, se mudou para PhoenixArizona, nos EUA. A banda Nailbomb de Heavy Metal, foi formada em 1994 como um projeto paralelo do Max e do músico inglês Alex Newport do Fudge Tunnel. A banda gravou um álbum de estúdio, Point Blank, e fez 2 apresentações ao vivo antes de se separar no ano seguinte. Max foi vocalista e guitarrista da banda até sua saída em 1996. No ano seguinte, Max formou a banda Soulfly em Los Angeles, na Califórnia, e mais tarde sediada em Phoenix, no Arizona. O primeiro álbum da banda, Soulfly, foi lançado em 21 de abril de 1998, pela Roadrunner Records. O álbum foi lançado em memória do enteado falecido do vocalista Max Cavalera. Ambos os CDs têm a mensagem In Loving Memory Dana, impressa neles. O álbum alcançou a posição 79 na Billboard 200.

 

Max Cavalera deixou o Sepultura logo após o show, após uma discussão com seus companheiros de banda do lado de fora do ônibus de turnê da banda. Em 2003, Max juntou forças com o ex-baterista do Nirvana e vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl, para produzir "Red War" para o lançamento auto-intitulado do projeto de Metal de Dave Grohl, Probot. Em julho de 2006, Max convidou Igor para visitá-lo em Phoenix, no Arizona, para se apresentar em um show do Soulfly. Igor se juntou ao Soulfly no show e cantou duas músicas do Sepultura. Após o show, Max sugeriu que eles iniciassem um novo projeto, e Igor aceitou. Para completar a banda, Max escolheu o guitarrista do Soulfly Marc Rizzo e Joe Duplantier do Gojira como baixista. Em 2007, Max e Igor formaram a banda Cavalera Conspiracy. A banda foi formada originalmente como Inflikted, mas mudou seu nome por razões legais. A criação do grupo marcou o fim de uma rixa de 10 anos entre os irmãos Cavalera. O primeiro álbum da banda, Inflikted, foi lançado em 24 de março de 2008.

 

O supergrupo Killer Be Killed foi fundado pelo vocalista Greg Puciato, e por Max Cavalera no início de 2011. A formação também conta com o baixista e co-vocalista do Mastodon, Troy Sanders, e o baterista Ben Koller da banda Converge. A banda anunciou seu nome em outubro de 2013, junto com sua assinatura com a Nuclear Blast. Em 2013, Cavalera lançou sua autobiografia, intitulada My Bloody Roots, e seu co-escritor foi o autor britânico Joel McIver e o prefácio do livro foi escrito por Dave Grohl. A banda Killer Be Killed gravou o seu primeiro álbum, auto-intitulado, que foi lançado em 13 de maio de 2014. A Cavalera Conspiracy gravou o seu quarto e último álbum de estúdio, Psychosis, que foi lançado em 17 de novembro de 2017. Na banda Soulfly, Max participou da gravação do décimo primeiro álbum e último da banda, Ritual, que foi lançado em 19 de outubro de 2018, pela Nuclear Blast. Foi o terceiro álbum do Soulfly com o filho de Max, Zyon, na bateria. A Killer Be Killed retornou com o seu segundo álbum, Reluctant Hero, que foi lançado em 20 de novembro de 2020. Max Cavalera faz os vocais na canção "Face of the Storm" no terceiro álbum solo, Vera Cruz, do cantor  Edu Falaschi, que foi lançado em 12 de maio de 2021.

bottom of page