

Mercyful Fate
Foi uma banda dinamarquesa de Heavy Metal. Em 1980, o vocalista King Diamond montou a banda Brats com os guitarristas Hank Shermann e Michael Denner e o baixista Timi Hansen. A Brats acabou depois de alguns shows. King e Shermann formaram um novo projeto, enquanto Denner e Hansen formaram a Danger Zone. Quando a Danger Zone solicitou ajuda de King para gravar sua demo, juntaram os 4 integrantes da Brats e o baterista Kim Ruzz, e a banda Mercyful Fate foi oficialmente formada em Copenhague na primavera de 1981. A banda entrou em estúdio para gravar duas demos. O King Diamond adotou o visual macabro, pintando seu rosto como uma máscara demoníaca, inspirado em uma performance de Alice Cooper de 1975. A banda assinou um contrato com a Ebony Records. Eles lançaram um mini-álbum sem título pela Rave-On Records, um selo alemão. O seu primeiro álbum, Melissa, foi lançado em outubro de 1983 pela Roadrunner Records. Melissa era o nome de uma caveira usada pela banda nos shows, e foi roubada por um fã durante uma turnê em Amsterdã. O seu segundo álbum, Don't Break the Oath, que foi lançado em 7 de setembro de 1984. O álbum alcançou posição 33 na Sverigetopplistan, a parada musical oficial da Suécia. Durante uma turnê americana, começaram a surgir os desentendimentos entre King e Shermann. O desgaste entre esses integrantes se agravou durante a participação do Christmas Metal Meetings, na Alemanha, resultando no fim do Mercyful Fate.
Em 1985, Diamond formou a banda King Diamond, ao lado dos ex-integrantes do Mercyful, Michael Denner e Timi Hansen, além do baterista Mikkey Dee e do guitarrista Andy LaRocque. Em 1993, King Diamond, Shermann, Denner e Hansen voltaram a se reunir para reformar o Mercyful Fate com o baterista Morten Nielsen substituindo Ruzz e assinando um contrato com a Metal Blade Records, devido problemas com a Roadrunner. O seu terceiro álbum de estúdio, In the Shadows, foi lançado em 6 de junho de 1993. O álbum teve a participação do baterista Lars Ulrich do Metallica na canção "Return of the Vampire". Nielsen saiu da banda devido uma lesão que sofrera no joelho e Hansen também saiu. Seus substitutos foram, Snowy Shaw na bateria e Sharlee D'Angelo no baixo. O seu quarto álbum de estúdio, Time, foi lançado em 25 de outubro de 1994. Após o lançamento do álbum, o baterista Bjarne T. Holm entrou no lugar de Shaw. Em 1995, Diamond decidiu que a King Diamond e a Mercyful Fate continuariam a existir e fazer shows paralelamente. O seu quinto álbum, Into the Unknown, foi lançado em 20 de agosto de 1996. Foi o álbum de maior sucesso comercial da banda, que alcançou a posição 31 nas Paradas Finlandesas, permanecendo por 2 semanas no Top 40. Logo em seguida, o guitarrista Mike Wead foi contratado para substituir Denner. Foi realizada a primeira turnê das duas bandas em conjunto. O sexto álbum, Dead Again do Mercyful Fate foi lançado em 9 de junho de 1998. O seu sétimo álbum, 9, foi lançado em 15 de maio de 1999. Depois de realizar a turnê do álbum, o Mercyful Fate foi dissolvido.
Em 01 de agosto de 2019, o Mercyful Fate anunciou uma reunião e uma turnê europeia. Após a turnê de apoio do álbum, o Mercyful Fate foi colocado em hiato. Diamond se concentrou em sua banda, a King Diamond, junto com o guitarrista Mike Wead, que se juntou ao grupo durante a turnê europeia House of God. Hank Shermann e Bjarne T. Holm se reuniram com Michael Denner para formar o Force of Evil, enquanto Sharlee D'Angelo se juntou à banda Arch Enemy. Em 2008, Mercyful Fate se reuniu para regravar as músicas "Evil" e "Curse of the Pharaohs" para o videogame Guitar Hero: Metallica da Activision. King Diamond também foi transformado em um personagem jogável no jogo. Em 7 de dezembro de 2011, o Mercyful Fate se reuniu no palco do show do 30º aniversário do Metallica, no Fillmore em San Francisco, na Califórnia. Em 28 de janeiro de 2017, a formação original do Mercyful Fate, menos Diamond, se reuniu para receber o Pioneer Prize na cerimônia Steppeulven no Bremen Teater em Copenhagen. Foi a primeira vez que o baterista Ruzz apareceu com a banda desde a separação de 1985. O Mercyful Fate se apresentou na Europa no verão de 2020. A formação da banda consiste em King Diamond nos vocais, Hank Shermann na guitarra, Bjarne T. Holm na bateria, Mike Wead na guitarra e Joey Vera no baixo, substituindo Timi Hansen, que estava lutando contra o câncer. Vera se tornou seu baixista em tempo integral após o falecimento de Hansen no dia 4 de novembro de 2019, aos 61 anos. Em 16 de janeiro de 2024, o Mercyful Fate anunciou que eles decidiram se separar de Vera, e que Becky Baldwin se tornou o novo baixista da banda.