O Peso
Foi uma banda de Rock brasileiro. Em 1972, os cearenses Luiz Carlos Porto e Antônio Fernando Gordo se mudaram para o Rio de Janeiro, e compuseram diversas músicas, e, dentre elas, escolheram "O Pente" para ser apresentada no VII Festival Internacional da Canção no Rio de Janeiro, o mesmo festival que revelou Raul Seixas com "Let Me Sing, Let Me Sing", e os Mutantes fizeram sua derradeira apresentação com Rita Lee. Porém, a canção não ficou entre as classificadas para a final, principalmente pela forte alusão à maconha.Eles voltaram para o Ceará e a dupla se separou, mas deixando Porto com vários contatos de músicos, que permitiu que assinasse um contrato com a Phillips, de onde saiu apenas o compacto de "O Pente" ao lado de Gordo. Em 1974, Porto retornou ao Rio, e dessa vez começa a procurar pessoas para montar uma banda, e forma O Peso, ao lado de Gabriel O'Meara na guitarra, Carlos Scart no baixo, Constant Papineau no piano e Geraldo D'arbilly na bateria.
Em 1974, a banda passa a participar de shows como banda de apoio para Zé Ramalho na sua temporada no bairro da Urca. No ano seguinte, a banda assina um contrato com a Polydor. O contrato rendeu um convite para participar do primeiro Hollywood Rock, no Estádio de General Severiano no Rio de Janeiro, pertencente ao Clube da Estrela Solitária. O Hollywood Rock foi um sucesso. O seu primeiro álbum, Em Busca do Tempo Perdido, foi lançado em 1975. A canção "Cabeça Feita" foi uma das mais populares do álbum, que fala sobre o uso da maconha. Porém, o sucesso esperado pela banda acabou esbarrando na própria gravadora, que lançou uma tiragem pequena do álbum não atingindo uma boa vendagem. Mesmo assim, lançam um compacto com as músicas "Eu Sou Louco Por Você” / “Me Chama de Amor", que também não obteve sucesso. A banda teve várias formações. Porto saiu da banda e foi substituído por Zé da Gaita nos vocais, e no final da década de 70, a banda foi dissolvida.
Em 1983, Luiz Carlos Porto lançou seu primeiro e único álbum solo pela Polygram. Em 1984, O Peso retornou a ativa, tendo o seu último show de uma mini-turnê, realizado na Danceteria Quitandinha em Petrópolis, no Rio de Janeiro. O Peso tinha na formação Luis Carlos Porto, Ricardo Almeida na guitarra, George Gordo no baixo e Carlinhos Graça na bateria. Em 1986, após um show em Fortaleza, Porto envolveu-se em um grave acidente de moto, passando a sofrer de esquizofrenia e sendo obrigado a abandonar os palcos. A banda parou as atividades nesse mesmo ano. No dia 26 de agosto de 2005, Darliby, Scart e Papineau se reencontraram 30 anos depois da gravação do seu único álbum. Houve a possibilidade de um retorno da banda para alguns shows, mas o problema de saúde de Luis Carlos Porto impossibilitou a volta da banda.