Pilot
É uma banda escocesa de Soft Rock. David Paton e Billy Lyall foram membros substitutos do Bay City Rollers antes do sucesso da banda. Junto com o baterista Stuart Tosh, a banda gravou várias demos durante 1972 e 1974 no Craighall Studios, em Edimburgo, na Escócia, onde Billy Lyall era o engenheiro residente. Eles assinaram um contrato de gestão com Nick Heath e Tim Heath, filhos do líder da banda britânica Ted Heath, e John Cavanagh. Eles assinaram um contrato de gravação mundial com a EMI Records. O seu primeiro álbum, From the Album of the Same Name, foi lançado em 1974, e alcançou a posição 82 na Billboard 200. A canção "Magic" do seu álbum, foi um sucesso no Reino Unido e nos EUA. O guitarrista Ian Bairnson, que tocou no álbum como músico de sessão, se juntou à banda permanentemente. A canção "January" deu a eles o seu maior sucesso no Reino Unido, alcançando o topo na UK Singles Chart, por 3 semanas. Também foi para o topo na Austrália, onde permaneceu por 8 semanas. O seu segundo álbum, Second Flight, foi lançado em 1975, e alcançou a posição 48 na UK Albums Chart.
O seu terceiro álbum, Morin Heights, foi lançado em 1976, destaque para a canção "Canada". No mesmo ano, Lyall deixou o Pilot. Apenas Paton e Bairnson restaram do quarteto original e, depois de mudar de gravadora para a Arista Records, o seu quarto álbum, Two's a Crowd, foi lançado em 1977, com o tecladista Steve Swindells. Paton e Bairnson tocaram no álbum de estreia de Kate Bush, The Kick Inside, que incluía acanção "Wuthering Heights". Paton e Bairnson também tocaram no segundo álbum de Bush, Lionheart, de 1978. William Lyall lançou o seu álbum solo, Solo Casting, que incluía contribuições de Paton e Bairnson, com Phil Collins tocando bateria em todas as faixas, exceto 2. Em 1978, todos os membros do Pilot começaram outros projetos, com Tosh, Paton e Bairnson se tornando membros do Alan Parsons Project, e Tosh também trabalhou com o 10cc. William Lyall faleceu de causas relacionadas à AIDS em 1989. Paton e Bairnson se reuniram novamente em 2002 para regravar o álbum original do Pilot, Two's a Crowd, que não estava mais disponível. O seu quinto álbum, Blue Yonder, foi lançado em 2002.
A Arista BMG posteriormente relançou o original em CD pela primeira vez. À medida que se aproximavam do 40º aniversário do álbum de estreia da banda, Paton, Bairnson e Tosh se reuniram como Pilot. O seu sexto álbum, A Pilot Project, foi lançado em agosto de 2014, como uma homenagem ao idealizador do The Alan Parsons Project, Eric Woolfson. O seu sétimo álbum, The Traveller - Another Pilot Project, foi lançado em 2019, por David Paton. Com algumas exceções, ele mesmo gravou todos os instrumentos. O seu primeiro EP, The Magic EP, foi lançado em julho de 2021, por Paton e Bairnson, que apresenta 4 músicas antigas completamente regravadas: "Magic", "January", "Just a Smile" e "Over the Moon". O seu quinto álbum de compilações, The Magic Collection, foi lançado em 21 de março de 2022. Ian Bairnson faleceu no dia 7 de abril de 2023, aos 69 anos. Ele foi diagnosticado com demência.