Saxon
É uma banda inglesa de heavy metal. A banda foi formada por Graham Oliver e Steve Dawson, incorporando alguns integrantes da banda local, a Coast, com Biff Byford no vocal e Paul Quinn na guitarra. Com essa formação eles mudaram o seu nome para Saxon. A banda se apresentou em diversos clubes e pubs na Inglaterra, e assinou um contrato com a gravadora francesa Carrere Records. O seu primeiro álbum, Saxon, foi lançado em 21 de maio de 1979. Depois da turnê, a banda retornou ao estúdio para preparar o seu segundo álbum, Wheels of Steel. Lançado em 3 de abril de 1980, alcançando a posição 5 na UK Albums Chart. O Saxon participou do festival Monsters of Rock na Inglaterra e na Alemanha. O seu primeiro álbum ao vivo, The Eagle Has Landed, foi lançado em maio de 1982. Foi gravado durante a etapa européia da turnê mundial, apoiando o seu quarto álbum, Denim and Leather, que foi lançado em 25 de setembro de 1981. O álbum ao vivo alcançou a posição 5 na UK Albums Chart. O seu sexto álbum, Crusader, lançado em 16 de abril de 1984. Logo após este álbum eles saem da gravadora Carrere. O seu sétimo álbum, Innocence is No Excuse, foi lançado em 24 de junho de 1985 pela EMI Music. O baixista Steve Dawson deixa o Saxon e Paul Johnson ocupou a sua vaga.
O seu oitavo álbum, Rock the Nations contou com a participação especial de Elton John, que tocou piano nas músicas "Party Until You Puke" e "Northern Lady". Em 1987, Nigel Glockler sai da banda e Nigel Durham entra no seu lugar. O seu nono álbum, Destiny, foi lançado em 20 de junho de 1988, e foi o último trabalho lançado pela EMI Music. Quando começou a turnê, Glocker retorna ao Saxon. Paul Johnson saiu e foi substituído por Tim Nibbs Carter. Depois de um hiato de dois anos, o seu décimo segundo álbum, Dogs of War, lançado em 14 de agosto de 1995, marcava a entrada de Doug Scarratt que ocupou a vaga de Graham Oliver. O seu décimo terceiro álbum, Unleash the Beast, lançado em 10 de maio de 1997. A turnê passou por vários países, incluindo dois shows no Brasil, nas cidades de São Paulo e Santos, e terminaram o ano com um show de Natal na Bélgica. Em 1998, a banda fez uma turnê pelos EUA, além de tocar o Monsters Of Rock no Brasil. Os ex-membros Graham Oliver e Steven Dawson registraram Saxon como uma marca comercial. Eles então sustentaram que tinham direitos exclusivos sobre o nome e tentaram impedir que Biff Byford e a banda usassem o nome.
Byford solicitou ao Registro de Marcas que a marca fosse declarada inválida. Em 2003, o Supremo Tribunal declarou que era Byford e os atuais membros da banda que possuíam o nome e, portanto, estavam em posição de impedir Oliver e Dawson de usar o nome Saxon. Depois disso, eles renomearam sua banda Oliver/Dawson Saxon. O seu décimo sexto álbum, Lionheart, foi lançado em 20 de setembro de 2004. O seu décimo oitavo álbum, Into the Labyrinth, foi lançado em 9 de Janeiro de 2009. Durante a Into the Labyrinth World Tour, eles participaram do Download Festival em 11 e 13 de junho, local onde interpretaram o seu segundo álbum, Wheels of Steel em sua totalidade, devido ao 30º aniversário do seu lançamento. O seu décimo nono álbum, Call to Arms, foi lançado em 3 de junho de 2011, e estreou na posição 6 na UK Albums Chart. O Saxon tocou no Download Festival 2012. O seu vigésimo segundo álbum, Thunderbolt, foi lançado em 2 de fevereiro de 2018. Para apoiar o álbum, eles fizeram uma breve turnê pela Europa e pelo Reino Unido. O seu vigésimo terceiro álbum, e o seu primeiro álbum de covers, Inspirations, foi lançado em 19 de março de 2021.