top of page
simples_minds.jpg
Simple Minds - Don't You (Forget About Me)
00:00 / 00:25
Simple Minds

 

É uma banda escocesa de Pós Punk. Em 1977, Charlie Burchill e Jim Kerr formaram a banda Johnny & the Self Abusers de Punk Rock, no South Side de Glasgow, na Escócia, e após lançarem um single malsucedido, mudaram a formação e incluíram dois antigos membros da banda, o baterista Brian McGee e o baxista Tony Donald, que logo foi substituído por Derek Forbes. Após recrutarem o tecladista Mick MacNeil, adotaram o nome de Simple Minds, a partir do verso de uma canção "The Jean Genie" de David Bowie. O seu primeiro álbum, Life in a Day, foi lançado em 1 de abril de 1979 pela Zoom Records. O álbum alcançou a posição 30 na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, Empires and Dance, foi lançado em 12 de setembro de 1980. O álbum foi essencialmente industrial em sua estética, e a gravadora demonstrou pouco entusiasmo com as gravações, e em 1981, o Simple Minds trocou a Arista pela Virgin Records. O seu quarto álbum, Sons and Fascination/Sister Feelings Call, foi lançado em setembro de 1981. O álbum impressionou Peter Gabriel, que escolheu o Simple Minds como banda de abertura para a sua turnê européia, o que aumentou a visibilidade da banda. Em 1982, o baterista Brian McGee sai da banda e foi substituído por Mel Gaynor.

 

A banda alcançou seu único hit número 1 na Billboard Hot 100 com o single "Don't You (Forget About Me)" que permaneceu nas paradas de 1985 a 1987. O single fez parte da trilha sonora do filme The Breakfast Club, lançado no início de 1985. O seu sétimo álbum, Once Upon A Time, foi lançado em 21 de outubro de 1985. A turnê do álbum também promoveu o trabalho da Anistia Internacional. Inspirados por Peter Gabriel, o Simple Minds encabeçou uma série de concertos nos EUA e Europa em 1988, juntamente com diversos outros artistas engajados, que ficaram conhecidos como Freedomfest, e tinham como intenção apontar os males do Apartheid na África do Sul. Depois desse longo período de turnês, o Simple Minds voltou ao estúdio e o seu oitavo álbum, Street Fighting Years, foi lançado em 2 de maio de 1989. O primeiro single do álbum, a canção "Belfast Child", foi o primeiro single da banda a alcançar o topo na UK Singles Chart. No fim de 1989, o tecladista Mick MacNeil abandonou a banda, citando preocupações com sua saúde. Jim Kerr e Charlie Burchill se tornaram os únicos membros ativos do Simple Minds. O seu décimo primeiro álbum, Good News from the Next World, foi lançado em 30 de janeiro de 1995. Derek Forbes retornou à banda, junto com Mel Gaynor.

 

O Simple Minds comemorou o seu 30º aniversário com uma turnê curta na Austrália e Nova Zelândia em 2007, como convidados do INXS, a banda local. Em outubro de 2010, o Simple Minds contratou o baixista Ged Grimes. O seu décimo sexto álbum, Big Music, foi lançado em 31 de outubro de 2014 pela Sony Music. O álbum estreou na posição 12 na UK Albums Chart. O seu décimo sétimo álbum, Acoustic, foi lançado em 11 de novembro de 2016 pela Caroline International. O álbum apresenta gravações acústicas de estúdio de canções lançadas anteriormente. O tecladista Andy Gillespie, deixou a banda no início de 2017. O seu décimo oitavo álbum, Walk Between Worlds, foi lançado em 2 de fevereiro de 2018 pela BMG e entrou na quarta posição na UK Albums Chart. O baterista Mel Gaynor saiu antes da turnê da banda em 2018. Cherisse Osei se juntou à banda como baterista em tempo integral para a turnê promocional, e vem gravando material para o próximo álbum da banda. Na primavera e no verão de 2018, a banda fez uma turnê extensa pela Europa como parte da turnê Walk Between WorldsSarah Brown continua sendo a principal backing vocal da banda. Em 30 de setembro de 2018, o Simple Minds também anunciou que iria comemorar 40 anos da banda iniciando a turnê mundial 40 Years Of Hits World Tour 2020. Em 17 de janeiro de 2020, o Simple Minds anunciou que Berenice Scott estava se juntando à banda nos teclados e vocais em turnê.

bottom of page