

Foi uma banda britânica de Pós Punk. Siouxsie Sioux e Steven Severin se conheceram em um show do Roxy Music em setembro de 1975. A partir de fevereiro de 1976, Sioux, Severin e alguns amigos começaram a seguir a banda Sex Pistols. Quando souberam que uma das bandas programadas para tocar no 100 Club Punk Festival estava desistindo do show no último minuto, Sioux sugeriu que ela e Severin tocassem. Dois dias depois, a dupla apareceu no festival realizado em Londres no dia 20 de setembro de 1976, com Marco Pirroni na guitarra e Sid Vicious na bateria, como músicos emprestados. A banda pretendia se separar após o show, mas foram convidados a tocar novamente. Logo após a apresentação, eles foram convidados a abrir os shows do Sex Pistols na turnê pela Inglaterra. Sioux e Severin recrutaram o baterista Kenny Morris e o guitarrista Peter Fenton. No início de 1977, Fenton foi substuído John McKay. Sua primeira aparição ao vivo na TV foi em novembro no programa de TV So It Goes de Tony Wilson. Em junho, a Polydor Records ofereceu um contrato de gravação e o controle artístico completo. O seu primeiro single, "Hong Kong Garden", foi lançado em 1978, e alcançou o Top 10 na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, The Scream, foi lançado em 13 de novembro de 1978. O seu segundo álbum, Join Hands, foi lançado em 7 de setembro de 1979. John McKay e Kenny Morris deixaram a banda depois de um desentendimento no início da turnê britânica, no dia do lançamento do álbum.
O álbum alcançou a posição 13 na UK Albums Chart. O baterista Budgie foi contratado e Robert Smith, líder do The Cure, assumiu a guitarra temporariamente, até a entrada de John McGeoch. O seu terceiro álbum, Kaleidoscope, foi lançado em 1 de agosto de 1980. Após o lançamento do álbum, a banda saiu em sua primeira turnê pelos EUA. O seu quarto álbum, Juju, foi lançado em 6 de junho de 1981 pela Polydor Records, e alcançou a sétima posição na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, A Kiss in the Dreamhouse foi lançado em 5 de novembro de 1982. McGeogh deixa a banda. Robert Smith entrou para o Siouxsie & the Banshees. Ele já tinha tocado com a banda, pois o The Cure abrira alguns shows da banda em 1979. Nesse período, Smith fazia a primeira parte do show com o The Cure e a segunda com o Banshees. A banda deu uma parada para dar vida aos projetos paralelos. A versão cover de "Dear Prudence" dos Beatles, foi lançado como single em 1983, e se tornou o maior sucesso britânico da banda, chegando ao número 3 na UK Singles Chart. O seu sexto álbum de estúdio, Hyaena, foi lançado em 8 de junho de 1984. Logo após o lançamento do álbum, Smith deixou a banda. O guitarrista John Carruthers Valentine entrou no seu lugar. O seu sétimo álbum, Tinderbox, foi lançado em 21 de abril de 1986, com o seu maior hit single, "Cities In Dust" que alcançou a posição 21 na UK Singles Chart, e entrou na posição 17 na Billboard Hot Dance/Disco. O álbum alcançou a posição 13 na UK Albums Chart e a posição 88 na Billboard 200.
O seu oitavo álbum, Through the Looking Glass, foi lançado em 2 de março de 1987, contendo versões covers de músicas de outros artistas. John Carruthers deixou a banda, e o tecladista Martin McCarrick e o guitarrista Jon Klein são contratados. O seu nono álbum, Peepshow, foi lançado em 5 de setembro de 1988. Em 1991, a banda retornou com o single "Kiss Them for Me" que alcançou a posição 23 na Billboard Hot 100. O seu décimo álbum, Superstition, foi lançado em 10 de junho de 1991. Também em 1991, a banda se apresentou na primeira edição do Lollapalooza. O seu décimo primeiro álbum, The Rapture, foi lançado em 16 de janeiro de 1995. O lançamento foi seguido por uma grande turnê mundial. Algumas semanas após seu lançamento, a Polydor retirou a banda de sua lista, e Klein foi substituído pelo guitarrista Knox Chandler, durante a última turnê da banda. Em abril de 1996, o Siouxsie & the Banshees se separou após 20 anos na estrada. Sioux e Budgie anunciaram que continuariam gravando como The Creatures. O Siouxsie & the Banshees ressurgiu para uma breve aparição em abril de 2002, em Londres, quando a banda fez a pequena turnê Seven Year Itch Tour. Em 4 de março de 2004, McGeoch faleceu durante o sono após uma crise epiléptica, aos 48 anos. 11 anos após a separação da banda, Siouxsie lançou o seu primeiro álbum solo, Mantaray, em 2007.