

Slayer
É uma banda americana de Thrash Metal. A banda foi formada em 1981, em Huntington Park, na Califórnia, quando o guitarrista Kerry King encontrou Jeff Hanneman numa audição. Os dois recrutaram o baixista e vocalista Tom Araya, que havia tocado com King em outra banda. O baterista Dave Lombardo foi recrutado quando conheceu King entregando pizza. A banda começou tocando versões cover do Iron Maiden e Judas Priest em clubes e festas no sul da Califórnia. A banda se apresentou no Woodstock Club em Los Angeles, e foi vista por Brian Slagel, fundador da Metal Blade Records, que se reuniu com a banda no backstage e pediu para gravar uma canção original para o seu álbum de compilações, Metal Massacre III, que foi lançada em 1983. A banda criou a canção "Aggressive Perfector", e assinou um contrato de gravação com a Metal Blade. O seu primeiro álbum, Show No Mercy, foi lançado em 3 de dezembro de 1983. O seu primeiro EP, Haunting the Chapel, foi lançado em junho de 1984. Após o lançamento, o Slayer estreou na Europa no Heavy Sounds Festival na Bélgica, fazendo a abertura para a banda UFO. O seu terceiro álbum, Reign in Blood, foi lançado em 20 de outubro de 1986, e se tornou o primeiro álbum da banda a figurar na Billboard 200, na posição 94. O baterista Lombardo deixou a banda e foi substituído por Tony Scaglione. A esposa de Lombardo o convenceu a retornar à banda em 1987.
Em maio de 1992, Lombardo saiu novamente, devido a conflitos com outros membros, e o Slayer recrutou o baterista Paul Bostaph no seu lugar. O Slayer se apresentou no festival Monsters of Rock, em Castle Donington. O seu sexto álbum, Divine Intervention, foi lançado em 27 de setembro de 1994 pela American Records, e alcançou a oitava posição na Billboard 200. No mesmo ano, eles tocaram no festival Monsters of Rock na edição do Brasil como uma das principais atrações. Em 1996, Bostaph deixou o Slayer, sendo recrutado o baterista Jon Dette do Testament, mas foi despedido depois de um ano, devido a um conflito com os membros da banda, e Bostaph retornou para continuar a turnê. O seu nono álbum, God Hates Us All, foi lançado em 11 de setembro de 2001, mesmo dia dos atentados terroristas ao World Trade Center. O baterista Paul Bostaph deixou a banda logo antes do natal de 2001, devido a uma lesão crônica no cotovelo, e Dave Lombardo retornou para terminar o resto da turnê como membro permanente. O seu décimo álbum, Christ Illusion foi lançado em 8 de agosto de 2006, e estreou na quinta posição na Billboard 200. O single "Eyes of the Insane" ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Metal em 2006. A banda lançou uma edição especial do álbum, Christ Illusion, e a faixa bônus, "Final Six", ganhou o Grammy Awards também na categoria de Melhor Performance de Metal em 2008.
Em fevereiro de 2011, Jeff Hanneman foi diagnosticado com fasceíte necrosante, também conhecida como doença devoradora de carne, que é uma infecção que mata os tecidos moles do corpo. A banda se apresentou no Rock in Rio de 2013 no Brasil, no último dia de apresentações. No dia 21 de fevereiro de 2013, o baterista Dave Lombardo foi despedido pouco antes do Slayer tocar no festival Soundwave da Austrália, e foi substituído por John Dette. Em 2 de maio de 2013, Jeff Hanneman faleceu devido a insuficiência hepática em um hospital local perto de sua casa no Inland Empire, no sul da Califórnia. O guitarrista do Exodus, Gary Holt, foi contratado como seu substituto. Foi confirmado que Lombardo estava oficialmente fora do Slayer pela terceira vez e, em maio, Paul Bostaph voltou para o Slayer. A banda assinou um contrato com a Nuclear Blast Records. O seu décimo segundo álbum, Repentless, foi lançado em 11 de setembro de 2015, alcançando a quarta posição na Billboard 200. Em 22 de janeiro de 2018, o Slayer anunciou a sua turnê mundial de despedida, que começou na América do Norte em maio e junho. O Slayer fez um show no México no Force Fest em outubro de 2018. A turnê de despedida continuou em 2019, resultando em mais de 150 apresentações e passando por 30 países. O último show da banda ocorreu no The Forum, em Inglewood, Los Angeles, no dia 30 de novembro de 2019. Em 21 de fevereiro de 2024, o Slayer anunciou o seu primeiro show de retorno no Riot Fest, que foi realizado em 22 de setembro.