Steve Miller Band
É uma banda de Rock americana. Les Paul ensinou o jovem Steve Miller alguns acordes de guitarra. Miller formou a banda de blues, Marksmen Combo aos 12 anos com o amigo Boz Scaggs. Os dois se uniram novamente na Universidade de Wisconsin com o grupo The Ardells. A banda fez algum sucesso, mas eles se separaram. Miller se mudou para Chicago em 1964 para se envolver na cena de blues local. Uma vez em Chicago, ele fez uma sessão para Muddy Waters, Buddy Guy e Howlin 'Wolf. Steve se juntou com Barry Goldberg para formar o que acabou se tornando a The Miller-Goldberg Blues Band e assinaram um contrato com a Epic Records. Em 1966, ele fez as malas e se dirigiu para a Califórnia. Em San Francisco foi assistir a um concerto no Fillmore Auditorium do Jefferson Airplane e Paul Butterfield Blues Band que convidou Miller para se juntar a eles no palco. Miller ficou em San Francisco e começou uma nova banda, a The Steve Miller’s Blues Band. Em um esforço para simplificar o nome e torná-lo mais reconhecível, eles mudaram o nome para Steve Miller Band e eles assinaram com a Capitol Records. Eles logo foram para a Inglaterra para completar o seu primeiro álbum, Children of the Future, que foi lançado em junho de 1968.
As coisas começaram a piorar para Miller quando ele quebrou o pescoço em um acidente de carro e, posteriormente, desenvolveu uma hepatite. Ele se recuperou na casa de sua família em Dallas durante oito meses. O seu oitavo álbum, The Joker, foi lançado em 1973. O álbum alcançou a segunda posição na Billboard 200. Em 1973, o single "The Joker", alcançou o topo na Billboard Hot 100. O seu nono álbum, Fly Like an Eagle, foi lançado em 1976, que subiu para a segunda posição e ficou nas paradas durante 97 semanas. A formação da banda no álbum, traz Miller nas guitarras, vocais e teclados, Gary Mallaber na bateria e Lonnie Turner no baixo. Lonnie é um antigo amigo de Miller e membro fundador da banda. O décimo álbum, Book of Dreams, foi lançado em 1977, e também alcançou a segunda posição na Billboard 200. O seu décimo segundo álbum, Abracadabra, foi lançado em 1982. O álbum alcançou a terceira posição na Billboard 200. Este foi o último grande sucesso comercial da banda. Tim Davis morreu de complicações devido à diabetes em 20 de setembro de 1988, aos 44 anos.
Uma série de coleções, álbuns ao vivo e tentativas de encontrar um novo estilo apareceu esporadicamente, mas depois de 1993, Miller desistiu de produzir álbuns. No entanto, ele colaborou com Paul McCartney em 1997 no álbum, Flaming Pie. Norton Buffalo morreu de câncer de pulmão em 30 de outubro de 2009. Depois de 17 anos, o seu décimo sexto álbum, Bingo!, foi lançado em 15 de junho de 2010. O baterista John King morreu depois de uma curta luta com câncer de rimem 26 de outubro de 2010. O seu décimo sétimo álbum, Let Your Hair Down, foi lançado em 19 de abril de 2011. James Cooke morreu de câncer em 16 de maio de 2011. O guitarrista Jacob Peterson se juntou oficialmente à banda antes da turnê da primavera de 2011. Após a entrada de Petersen na banda, o guitarrista de longa data Kenny Lee Lewis trocou de instrumentos para se tornar o baixista em tempo integral da banda. O baixista original Lonnie Turner morreu de câncer de pulmão em 28 de abril de 2013. Em 2014, a Steve Miller Band fez uma turnê com o Journey.