top of page
doobie.jpg
Doobie Brothers - What a Fool Believes
00:00 / 00:25
The Doobie Brothers

 

É uma banda americana de Rock. O baterista John Hartman chegou à Califórnia determinado a conhecer Skip Spence da Moby Grape, e para participar de uma reunião da banda Grape, ex-banda de SpenceHartman conheceu o guitarrista Tom Johnston. Em 1970, eles se uniram ao vocalista, guitarrista Patrick Simmons e ao baixista Dave Shogren e formaram o Doobie Brothers. Eles atraíram um público particularmente forte entre os Hells Angels e fizeram um show em um dos locais favoritos dos motociclistas, o Chateau Liberté em Santa Cruz. A banda assinou um contrato com a Warner Bros. Records em 1971. O seu primeiro álbum, The Doobie Brothers, foi lançado em 30 de abril de 1971. No mesmo ano, a banda adicionou um segundo baterista Michael Hossack, veterano da Marinha americana . Durante a gravação do próximo álbum, Shogren saiu e foi substituído por Tiran Porter. O seu segundo álbum, Toulouse Street, foi lançado em 1 de julho de 1972, com o single "Listen to the Music". Durante as sessões de gravação do próximo álbum, Hossack deixou a banda. O baterista Keith Knudsen foi recrutado em setembro de 1973. O seu quarto álbum, What Was Once Vices Are Now Habits, foi lançado em 1 de fevereiro de 1974, com o seu primeiro single número 1 da banda, "Black Water". Na primavera de 1975, Johnston foi hospitalizado com úlcera sangrando. Baxter propôs recrutar o colega Michael McDonald do Steely Dan, para preencher a vaga de Johnston na turnê. Ele se recuperou, e brevemente retornou a banda, fazendo algumas participações e depois se demitiu.

 

A banda também recrutou o seu ex-roadie Bobby LaKind na percussão. O seu oitavo álbum, Minute by Minute, foi lançado em 1 de dezembro de 1978. O álbum passou 5 semanas no topo na Billboard Pop Albums. A canção "What a Fool Believes" foi o seu segundo single número 1 na Billboard Hot 100. A canção recebeu 2 Grammy Awards na categoria de Canção do Ano e Álbum do Ano. Hartman, Baxter e LaKind deixaram a banda. Em 1980, LaKind retornou. Porter deixou a banda, e o baixista Willie Weeks foi recrutado. No final de 1981, Simmons deixou a banda, com McDonald pronto para uma carreira solo, e a banda decidiu se separar depois de um ensaio. Simmons se reuniu para uma turnê de despedida em 1982, sob a condição de que este seria realmente o fim do Doobie Brothers. Em seu último show no Greek Theatre, em Berkeley, na Califórnia, em 11 de setembro de 1982. Knudsen se tornou ativo na Vietnam Veterans Aid Foundation. No início de 1987, ele persuadiu os 11 ex-membros do Doobie a se juntarem a ele para um concerto em benefício das causas dos veteranos. A reunião confirmou a reforma da banda. O seu décimo álbum, Cycles, foi lançado em 17 de maio de 1989 pela Capitol Records. LaKind faleceu no dia 24 de dezembro de 1992 com a idade de 47 anos de câncer de cólon terminal. A banda retornou novamente em 1993, Hartman e Porter se retiraram da estrada para sempre.

 

O seu décimo segundo álbum, Sibling Rivalry, foi lançado em 3 de outubro de 2000. O seu quarto álbum ao vivo, Live at Wolf Trap, foi lançado em 26 de outubro de 2004, e foi gravado no Wolf Trap National Park em Viena, na Virgínia. O álbum apresenta as gravações finais do baterista e vocalista Keith Knudsen, que faleceu em fevereiro de 2005. Antes de a banda embarcar em sua turnê de verão de 2010, Hossack foi forçado a ficar de fora após um diagnóstico de câncer. Tony Pia se tornou um membro oficial da banda após a morte de Hossack em 2012. O seu décimo quarto álbum, Southbound, foi lançado em 4 de novembro de 2014. Marc Quiñones ex- percussionista do Allman Brothers entrou na banda em maio de 2018. O The Doobie Brothers foi introduzido no Rock and Roll Hal of Fame de 2020. A cerimônia foi no dia 7 de novembro de forma virtual na HBO Max devido à pandemia de COVID-19, com Johnston, McDonald e Simmons pré-gravando seus discursos de introdução em nome dos outros membros da banda que foram introduzidos ao lado deles. Devido à pandemia de COVID-19, a banda finalmente começou sua turnê de 50º aniversário na Feira Estadual de Iowa no dia 22 de agosto de 2021. O seu décimo quinto álbum de estúdio, Liberté, foi lançado em 29 de outubro de 2021 pela Island Records. O baterista John Hartman faleceu em 29 de dezembro de 2021. 

bottom of page