top of page
Titãs.jpg
Titãs - Epitáfio
00:00 / 00:25
Titãs

É uma banda brasileira de Rock. Quase todos os integrantes da banda se conheceram no Colégio Equipe, em São Paulo, no final da década de 1970. A partir de uma apresentação na Biblioteca Mário de Andrade no ano de 1982, eles passaram a fazer shows em várias casas noturnas da cidade, com o nome Titãs do Iê-iê. O seu primeiro show ocorreu no dia 28 de setembro de 1982, no SESC Pompeia. A primeira formação contava com os vocalistas Arnaldo Antunes, Branco Mello, Ciro Pessoa, os baixistas Paulo Miklos e Nando Reis, o tecladista Sérgio Britto, os guitarristas Tony Bellotto e Marcelo Fromer e o baterista André Jung. Em 1984, Ciro deixou a banda. Nesse período, retiram o Iê-iê do nome, ficando somente Titãs. Logo depois, a banda assinou com a gravadora WEA. O seu primeiro álbum, Titãs, foi lançado em agosto de 1984. O lançamento do álbum aconteceu na danceteria Tífon em São Paulo. Após um show no Rio de Janeiro, no final de 1984, os Titãs decidiram substituir o baterista André Jung por Charles Gavin. O seu terceiro álbum, Cabeça Dinossauro, foi lançado em junho de 1986. O álbum ganhou o primeiro Disco de Ouro da banda. O seu quarto álbum, Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas, foi lançado em outubro de 1987. O seu primeiro álbum ao vivo, Go Back, foi lançado em outubro de 1988. O álbum foi gravado no dia 8 de julho de 1988 no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça

 

O seu sexto álbum, Tudo ao Mesmo Tempo Agora, foi lançado em setembro de 1991, e foi o último trabalho com o vocalista Arnaldo Antunes, que passou a se dedicar a sua carreira solo. Em 1994, Paulo Miklos e Nando Reis lançam seus primeiros trabalhos solo. O seu segundo álbum ao vivo, Acústico MTV, foi lançado em maio de 1997, para comemorar os 15 anos de carreira, e foi  gravado no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro. No dia 11 de Junho, aos 39 anos de idade, o guitarrista Marcelo Fromer foi atropelado por uma moto em São Paulo e faleceu 2 dias depois. O seu décimo primeiro álbum de estúdio, A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana, foi lançado em outubro de 2001 pela Abril Music. A canção "Epitáfio" venceu nas categorias de Videoclipe do Ano, Escolha da Audiência e Videoclipe de Rock no MTV Video Music Brasil em 2002. Em 9 de setembro de 2002, o baixista e vocalista Nando Reis anunciou que estava deixando a banda. Em 18 de fevereiro de 2006, ao lado do Afroreggae, a banda abriu o show dos Rolling Stones, realizado na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Em 2007, os Titãs completam 25 anos de carreira, comemorados com uma série de shows junto com Os Paralamas do Sucesso, que também completaram 25 anos de carreira. O seu décimo terceiro álbum, Sacos Plásticos, foi lançado em junho de 2009 pela Arsenal Music, e ganhou o Grammy Award Latino na categoria de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

 

No dia 12 de fevereiro de 2010, os Titãs anunciaram em seu site oficial que o baterista Charles Gavin saiu da banda por motivos pessoais, e foi substituído por Mario Fabre. No dia 23 de Setembro de 2011, ao lado dos Paralamas do Sucesso, a banda participou do show de abertura da quarta edição do Rock in Rio, no palco principal. A banda fez 2 shows comemorativos de 30 anos de carreira, com a presença de Arnaldo Antunes, Nando Reis e Charles Gavin. O show foi no Espaço das Américas, em São Paulo, no dia 6 de outubro de 2012. Em fevereiro de 2016, a banda novamente fez a abertura dos shows dos Rolling Stones no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Em 11 de julho de 2016 o vocalista e guitarrista Paulo Miklos anuncia sua saída da banda. Em 23 de setembro de 2017, a banda se apresentou no Rock in Rio. No dia 5 de maio de 2020, Ciro Pessoa, faleceu aos 62 anos. Ele estava lutando contra o câncer e contraiu a COVID-19. O seu décimo sétimo álbum, Olho Furta-Cor, foi lançado em 2 de setembro de 2022 pela Midas Music. A turnê dos Titâs Encontro Pra Dizer Adeus iniciou no dia 27 de abril de 2023 no Rio de Janeiro, e o último show foi no dia 31 de dezembro no réveillon de Fortaleza. Em março de 2024, eles se apresentaram no festival Lollapalooza, que foi a última apresentação do encontro histórico entre Paulo Miklos, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Sérgio Britto, Branco Mello, Tony Bellotto e Charles Gavin.

 

bottom of page